Contato: (47) 3393-4043

Novidades

Parque Morro do Macaco e todos os atrativos da região

13/12/2021



O Parque Morro do Macaco, na cidade de Bombinhas, abriga alguns dos cartões postais mais exuberantes de toda a região. 

 

Ele foi criado através da Lei Municipal Nº 113 de 1994, sendo integrado ao Plano Diretor Municipal como uma forma de promover conservação e proteção à região que hoje abrange o Morro do Macaco e a Ilha do Amendoim e Macuco. 

 

É um dos locais mais preservados de toda a cidade, oferecendo não só uma variedade de mirantes, como também vistas paradisíacas de toda a península. 

 

Por sinal, algo que se destaca bastante é o topo do Morro, que proporciona uma altura de cerca de 191 metros para seus visitantes, enquanto o Mirante Eco 360º (também associado ao Parque) oferece uma vista de expressivos 218 metros do chão. Bastante coisa, não é? 

 

Portanto, que tal conhecer um pouco mais sobre o Parque Morro do Macaco? A seguir, reunimos uma lista completa com tudo aquilo que você encontrará ao visitar este local encantador! 

 

Boa leitura! 

 

 

Praias do Parque Morro do Macaco: se encante a cada descoberta 

 

Bombinhas possui algumas das praias mais conhecidas da região Sul. Afinal, na cidade há praia para todos os gostos e atividades, algo que também é evidenciado pelos diversos turistas que vêm em busca de descanso e uma fuga da agitação dos grandes centros. 

 

Com isso, não é difícil encontrar praias que estejam cercadas pela Mata Atlântica e intocadas pela mão humana, fazendo da região um excelente destino para os turistas que valorizam um maior contato com a natureza. 

 

Localizadas no Parque Morro do Macaco, estão as praias de Cação, Tainha e Conceição, que são destaques por suas matas e belezas únicas. 

 

Além de estar envolta a uma Mata Atlântica preservada, a praia de Cação também oferece aos seus visitantes um mar de águas calmas e cristalinas, algo que se destaca em seus quase 64 metros de extensão. 

 

Aliás, para quem curte uma aventura a mais, ela é perfeita! Seu acesso é feito tanto por uma trilha que começa na praia da Tainha, quanto pelos barcos de pescadores e empresas que realizam o transporte no local. 

 

Agora, por falar em Tainha, esta é de fato uma das mais lindas praias do município, com extensão de um ponto a outro, são quase 215 metros. 

 

O acesso dessa praia é feito por uma estrada de terra que tem início na praia da Conceição, além de possuir infraestrutura completa, com bares, restaurantes e quiosques. 

 

Embora seja pequena em extensão, ela oferece aos seus visitantes um mar vasto de águas calmas e translúcidas, onde é possível no final de sua rua ter acesso à praia da Tainha, Mirante Eco 360º e a trilha do Morro do Macaco. 

 

Aventure-se nas trilhas da Tainha e do Morro do Macaco 

 

Antes, a trilha do Morro do Macaco iniciava seu caminho a partir da praia de Canto Grande. Porém, novas reformas foram realizadas e o acesso agora se dá ao final da rua Jequitiba, bem próximo da praia. 

 

O projeto não só permite aos seus visitantes obterem informações completas sobre o percurso, como também uma estrutura mais segura para que os turistas tenham facilidade ao iniciar seu trajeto. 

 

Ao longo do caminho, é possível encontrar diversos pontos de descanso e mirantes, uma vez que o percurso tem um nível de dificuldade leve para moderado, podendo ser concluído em até 40 minutos. 

 

Ao final dessa trilha localizada no Parque do Morro do Macaco, os turistas podem apreciar uma vista panorâmica de (quase) toda a península, incluindo a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, o parque da Costeira de Zimbros, entre outras praias. 

 

Ainda que você não seja adepto deste tipo de aventura, vale a pena o esforço, especialmente pela vista que o mirante proporciona. 

 

Uma das outras trilhas do Parque Morro do Macaco é Tainha, considerada uma das mais belas da região. 

 

Seu percurso está situado em meio a uma exuberante vegetação de Mata Atlântica, e proporciona visuais incríveis em seus quase 2 quilômetros de extensão. 

 

Aliás, Tainha inicia seu caminho a partir de uma bifurcação da trilha do Morro do Macaco, cabendo a você decidir quais das duas decidi realizar. 

 

Vale destacar que o local também era caminho dos antigos moradores que habitavam a região, proporcionando assim, uma viagem histórica pelo município de Bombinhas. 

 

Finalmente, ao concluir o caminho, é possível encontrar uma das mais belas praias da região, a lindíssima Tainha. 

 

Mirantes Eco 360º e Morro do Macaco 

 

O Mirante Eco 360º é um dos mais famosos de Bombinhas e também um dos mais belíssimos do Parque Morro do Macaco. 

 

Ele proporciona vistas paradisíacas de praias como Mariscal e Zimbros, e ilhas da Reserva do Arvoredo, assim como o mar aberto das praias de Bombinhas e Morro do Macaco. 

 

Do Mirante também é possível avistar parte do litoral de Florianópolis e a iluminação da Ponte Hercílio Luz, estando localizado na praia da Tainha, bem próximo à praia da Conceição. 

 

O Mirante Morro do Macaco é tão incrível quanto o Mirante Eco 360º. Para se chegar até o local é necessário realizar um percurso de até 40 minutos, de onde é possível ter uma vista privilegiada de toda a península. 

 

Aliás, do Morro do Macaco também é possível avistar cidades vizinhas, como Governador Celso Ramos, Tijucas e parte da cidade de Florianópolis. 

 

Ilha do Macuco 

 

Também localizada na área que abrange o Parque Morro do Macaco, a Ilha do Macuco ganhou este nome por ser o lar de muitas aves de mesmo nome. 

 

No local, é possível realizar uma visita a uma praia pequena e encantadora, que por estar localizada em uma ilha é pouco visitada e resguarda uma natureza única e incomparável. 

 

Museu Charles Darwin 

 

O Museu Charles Darwin é anexado ao Mirante 360º e tem como proposta evidenciar as teorias do naturalista britânico Charles Darwin. 

 

Ele foi fundado em novembro de 2014 e possui um vasto acervo da arqueologia e arqueologia submarina de Bombinhas, com artefatos da geologia, anatomia animal, invertebrados terrestres e aquáticos, e muito mais. 

 

Fora isso, algo que se destaca bastante são os artefatos deixados pelo Homem do Sambaqui, rochas, minerais, esqueletos, meteoritos, além de um laboratório com aquários e quaternários. 

 

Hospede-se em uma pousada em Bombinhas 

 

Para aproveitar ao máximo cada um dos atrativos listados, é essencial se hospedar em um local que ofereça não apenas conforto, mas também segurança para suas férias. 

 

Por isso, temos a recomendação perfeita para você! 

 

A Morada do Guaruçá é um Apart-Hotel localizado na praia do Mariscal, na cidade de Bombinhas, além de estarmos próximos dos melhores pontos turísticos da cidade. 

 

Nossas acomodações são preparadas para que você tenha o máximo de comodidade em suas férias, tendo que se preocupar em apenas se divertir e nos passeios que terá para realizar. 

 

 

Por isso, não perca mais tempo! Solicite disponibilidade agora mesmo na Morada do Guaruçá e desfrute de todos os benefícios que temos para lhe oferecer. Aproveite!