O folguedo, ou a brincadeira do Boi de Mamão, é uma das manifestações mais significativas e importantes da cultura catarinense. Está presente nos municípios do litoral, como a Península de Bombinhas, que apesar de ter diversas atrações naturais e ecológicas, também é rica em tradições culturais.
Vamos juntos conhecer um pouco mais desse atrativo cultural da região através desse conteúdo. Boa leitura!
História do Boi de Mamão
Antes de mais nada, os primeiros registros da dança do Boi de Mamão datam do ano de 1840, quando os açorianos começaram a povoar a região do Vale do Itajaí e da grande Florianópolis. A manifestação envolve música, canto e dança com o tema: “morte e ressurreição do boi”. Além disso, os próprios habitantes nativos catarinenses e praticantes da brincadeira normalmente fazem a coreografia.
Na região de Bombinhas, essa tradição do folclore de Santa Catarina é praticada pelo Instituto Boi de Mamão, no Engenho do Sertão, uma instituição sem fins lucrativos focada em promover a cultura local.
Anteriormente, o Boi de Mamão era chamado de “O Folguedo do Boi Falso” ou “Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina” e somente em meados de 1930, quase um século depois, ele recebeu o nome atual. Isso porque as crianças, na falta do crânio original, usaram um mamão para simular a cabeça do boi.
Personagens da brincadeira do Boi de Mamão – Santa Catarina
A brincadeira costuma contar com personagens já conhecidos pelos seus praticantes. Estes, são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e diversos outros materiais. Alguns deles podem ou não estar na brincadeira, dependendo de um lugar para outro.
Conheça os principais personagens do Boi de Mamão:
– Boi de Mamão: O personagem principal que dá nome a brincadeira não pode faltar. Ele é o ator central da peça, responsável pelos trabalhos diários na movimentação do engenho e transporte.
– Cavalinho: Este personagem representa os vaqueiros laçadores que conduziam o gado nas propriedades rurais do nosso estado.
– Urubu: O urubu homenageia a própria espécie, importante na limpeza das comunidades litorâneas, pois são os responsáveis por se alimentar dos animais que morriam. Na brincadeira, quando o personagem se aproxima do boi, significa que o perigo de morte está próximo.
– Bernúncia: É um monstro com corpo de dragão chinês e representa o medo. Assim, na brincadeira, ela fica à procura de crianças assustadas para engoli-las com sua grande boca.
– Cabra: Outra personagem com origem bastante curiosa é a cabra. Os profissionais toureiros utilizam a palavra cabra como gíria, para representar o boi que nega o combate.
– Maricota: Uma mulher muita alta que rodopia e balança os braços, atingindo intencionalmente o público.
Onde ver a apresentação do Boi de Mamão em Bombinhas?
No bairro de Sertãozinho, perto do centro de Bombinhas, há um espaço muito apreciado por quem deseja conhecer ainda mais a nossa península. Conforme dito anteriormente, o Engenho do Sertão é um espaço exclusivo para a celebração da cultura da cidade. Lá, fica o Instituto Boi de Mamão. Além das apresentações do Boi de Mamão, há um museu comunitário com muito mais da cultura local.
Mas, além disso, algumas famílias ainda gostam, brincam e apreciam essa diversão, que é mais comum na Praia do Canto Grande e na Praia de Zimbros, por exemplo. Ou seja, é uma ótima oportunidade para desbravar outras belezas das praias de Bombinhas!
Venha conhecer um pouco mais da nossa cultura!
Afinal, ficou curioso para conhecer mais sobre a cultura catarinense? Que tal se programar para passar as suas próximas férias, um fim de semana ou uma folga merecida durante os dias do verão aqui com a gente?
Na Morada do Guaruçá, você viverá dias de muito conforto, lazer e tranquilidade, à beira-mar da Praia de Mariscal, em Bombinhas, a uma distância aproximada de 6 km, o equivalente a cerca de 10 minutos de carro, do bairro Sertãozinho.
Clique aqui para solicitar disponibilidade e mergulhar nas belezas de Bombinhas, da cultura catarinense e em todo o conforto que só a Morada do Guaruçá pode te proporcionar para uma experiência inesquecível!