Contato: (47) 3393-4043

Novidades

Turismo cultural: Os pontos e atrações em Bombinhas

29/10/2020



Bombinhas é um dos destinos turísticos mais visitados do país e um dos mais procurados quando o assunto é turismo cultural. São inúmeras atrações para conhecer ainda mais sobre essa rica cultura que foi influenciada por diversos grupos diferentes. 

 

Diversas tradições em Bombinhas se originam dos primeiros moradores da região, os índios, outras foram trazidas pelos colonizadores açorianos ou foram modificadas com o tempo e o convívio entre esses diferentes povos. 

 

Pensando nisso, produzimos esse post especial para que você conheça as principais atrações culturais de Bombinhas, e aproveite as tradições, costumes e história dessa pequena península. 

 

 

Museu Comunitário Engenho do Sertão 

 

Localizado no bairro de Sertãozinho, o Museu Comunitário Engenho do Sertão foi criado para preservar os costumes e tradições da cultura de Bombinhas. No mesmo local fica o Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura, criado em 1998. 

 

Você pode realizar uma visita e ver alguns dos objetos presentes no acervo dos antigos engenhos de farinha, que eram comuns em Bombinhas. O folclore e os saberes presentes nesse museu ajudam a contar um pouco da história da colonização açoriana na cidade. Ao final, os visitantes podem experimentar a consertada, bebida típica feita com cachaça, café e outras especiarias.  

 

 

Engenho do Miminho 

 

E por falar em engenho de farinha, que tal aproveitar e visitar o Engenho do Miminho? Esse espaço pertencia a uma das mais antigas e tradicionais famílias de Bombinhas. Hoje a construção do centenário engenho é usada para encontros comunitários abertos para visitação. 

 

Desde a doação feita pela família em 2015, o Engenho do Miminho foi realocado para um novo local e entrou para o acervo patrimonial da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. Ao realizar uma visita, você conhece mais sobre como era a cidade antigamente e sobre a família de Miminho. 

 

Quer conhecer os melhores pontos turísticos de Bombinhas? Leia nosso post completo clicando aqui.

 

 

Pesca artesanal da tainha 

 

De maio a julho você pode presenciar esse espetáculo em quase todas as praias de Bombinhas. É só ficar atento às canoas e redes espalhadas pela praia, e esperar o momento em que a camaradagem enfrenta as águas geladas do inverno para começar o cerco de tainhas. 

 

Esse espetáculo a céu aberto pode ser visto na maioria das praias de Bombinhas e pode ser recompensador, não só pela experiência única, mas se você ajudar a puxar a rede, há a possibilidade de ganhar uma tainha fresca. 

 

 

Corrida da Canoa em Bombinhas 

 

Se você deseja praticar turismo cultural, logo no aniversário da cidade em 15 de março, é possível presenciar um dos acontecimentos mais típicos de Bombinhas. A Corrida da Canoa marca essa data tão especial para a cidade com uma competição que guarda muita tradição e diversão.  

 

São diversas equipes que fazem uma verdadeira corrida em cima de canoas a remo, saindo diretamente da mais famosa praia da cidade, a praia de Bombinhas. 

 

 

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes 

 

Está passando por Bombinhas em fevereiro e quer curtir um dos mais belos atrativos culturais da cidade? Logo no começo do mês, no segundo dia acontece a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. As embarcações saem do trapiche próximo da praia do Embrulho e atravessa toda a praia de Bombinhas e Bombas. 

 

Além da procissão feita pelas embarcações, no mesmo dia acontecem outras atrações na cidade, como as celebrações religiosas e um almoço aberto para a comunidade. 

 

Programando sua viagem para as praias de Bombinhas, mas ainda não sabe o que trazer? Criamos um post especial para te ajudar, clique aqui e confira

 

 

Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição 

 

Procurando um atrativo cultural perfeito para registrar momentos especiais de sua viagem? A Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição é parada obrigatória. Logo no pequeno pátio de entrada da Capela você encontra uma vista paradisíaca das praias de Bombinhas, Sepultura e Lagoinha. 

 

Mas não é apenas a paisagem que encanta os visitantes, a história dessa histórica construção também é repleta de belezas e curiosidades. Desde sua construção, em 1928, essa pequena igreja já foi atingida por raios 3 vezes, até ficar parcialmente destruída na década de 70, mas em 2005 foi reconstruída e hoje está em perfeito estado para que você faça sua visita e conheça essa linda construção em Bombinhas SC. 

 

 

Museu de História Natural Charles Darwin 

 

No único caminho que leva à praia da Tainha, está localizado o Museu de História Natural Charles Darwin. Se você quer curtir uma real atração de turismo cultural, esse museu deve estar em seu roteiro de viagem. 

 

Para os visitantes não falta atrações, já que o acervo de itens é muito vasto, são diversas peças de geologia, arqueologia e anatomia animal terrestres e marinho. O nome é uma homenagem ao famoso pesquisador Charles Darwin, já que um dos objetivos desse espaço é divulgar famosas teorias desse consagrado cientista. 

 

 

Agora que você já montou seu roteiro para turismo cultural completo em Bombinhas SC, venha se hospedar em uma das melhores pousadas da cidade. Solicite disponibilidade agora mesmo na Morada do Guaruçá e aproveite as melhores férias de sua vida nesse paraíso cercado por mar.