Contato: (47) 3393-4043

Novidades

Ecoturismo: Atividades para realizar em Bombinhas

29/10/2020



Com uma grande área de natureza preservada, Bombinhas é o destino perfeito para turistas que buscam atividades ligadas a natureza, como trilhas e mergulhos e atividades mais relaxantes como caminhadas ao ar livre e a pesca. A seguir você irá conferir as principais atividades de ecoturismo para realizar nesse paraíso cercado de mar.  

 

 

Mergulho 

 

Bombinhas chama atenção de muitos turistas e visitantes pela prática de mergulho. A cidade é a Capital do Mergulho Ecológico e possui muitas opções de praias para quem quer conhecer Bombinhas embaixo d’água.  

 

O principal ponto para mergulhos profundos é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, essa área é controlada por ser protegida pelo Ibama, o que torna o acesso restrito em algumas áreas da reserva. Muitas operadoras de mergulho por toda a cidade fazem o transporte e contam com serviços de instrutor para mergulhos na Reserva do Arvoredo. 

 

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é constituída por 03 ilhas: Arvoredo, Galés e Deserta. Por ser uma reserva biológica, a reserva encanta os visitantes com a fauna e flora intocadas. Outro ponto que chama atenção de muitos mergulhadores, é a visibilidade da água, que pode chegar a 25 metros de distância.  

 

Os mergulhos de superfície ou snorkeling, são muito buscados por aqueles que não possuem experiência com mergulho. As principais praias de Bombinhas para praticar snorkeling são Sepultura e Lagoinha, que atraem diversos visitantes pelas águas tranquilas e cristalinas e pela biodiversidade marinha presente na área. 

 

Se você não possui um snorkel e pé de pato, pode ficar tranquilo, há alguns pontos pelas praias que alugam kits de mergulho de superfície, ou é possível adquirir em lojas de artigo de praia espalhadas pela cidade.  

 

 

Trekking 

 

Para quem prefere se aventurar em terra firme, os passeios de ecoturismo em Bombinhas não decepcionam. Uma das opções mais procuradas pelos visitantes são as trilhas, onde pode ser feito a prática de trekking. 

 

Entre as principais trilhas de Bombinhas para a prática dessa atividade, estão a Trilha do Morro do Macaco e a Trilha da Tainha. Todas essas trilhas ficam localizadas próximas umas das outras, no bairro de Canto Grande, e apresentam percursos que variam entre leve e moderado. Se você prefere fazer uma trilha mais longa, a melhor recomendação é a Trilha da Costeira de Zimbros, que passa por diversas praias desertas, uma lagoa e até mesmo uma cachoeira. 

 

 

Passeios de bicicleta 

 

Se você preferir conhecer Bombinhas pedalando, saiba que existem diversos pontos em bombinhas que você pode chegar de bicicleta. Uma ótima opção é dar a volta na cidade pedalando, por se tratar de uma cidade pequena, é possível passear de bicicleta por toda a cidade e conhecer diversas praias de uma só vez. E quem sabe até fazer percursos mais complexos como o da praia da Tainha, um dos preferidos entres os ciclistas mais experientes que visitam Bombinhas. 

 

Para quem gosta de um pouco mais de adrenalina, fazer uma trilha em cima de uma bicicleta também é uma boa opção, nesse caso, o mais indicado é a Trilha da Costeira de Zimbros com quase 8km de ida e volta. 

 

 

Pesca 

 

Por ser uma península, Bombinhas é cercada por mar em diversas direções, o que faz com que a cidade tenha uma grande variedade de espécies de peixes. São muitas possibilidades de práticas de pesca em Bombinhas, que acontecem próximas às praias, nos costões, trapiches e em barcos. 

 

A pesca esportiva nas praias também agrada muitos pescadores que visitam Bombinhas. Nesse caso é importante se manter informado quanto as leis municipais sobre pescar nas praias e costões. 

 

A pesca convencional em alto mar, é oferecida por algumas empresas que realizam este tipo de atividade, com o intuito de pescar peixes maiores em locais mais afastados que não possuem um acesso tão fácil. 

 

 

Voo livre 

 

O voo livre é uma atividade de ecoturismo que acontece num dos pontos mais conhecidos da cidade, o Morro do Macaco. Com o auxílio de um instrutor, é possível ter uma vista única da cidade de bombinhas a mais de 150 metros de altura. Essa atividade acontece, principalmente, durante os meses de verão, com dias de ventos mais fortes. 

 

Passeios de barco 

 

Os passeios de barco em Bombinhas são muito procurados por turistas que querem conhecer outros lindo lugares da cidade realizando um passeio pela costa dessa linda península.  

 

Esses passeios saem de diversas praias da cidade e vão até as praias mais afastas e algumas desertas, como também a lugares mais longes da costa, como a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e a outras ilhas da região, para que os visitantes além de apreciarem as belas paisagens possam pular na água e mergulhar nestes locais. 

 

 

Agora que você já montou sua lista das principais atividades que quer fazer na sua próxima vinda a Bombinhas, venha se hospedar Morada do Guaruçá, e desfrute do melhor que Bombinhas tem a oferecer para suas férias.