Contato: (47) 3393-4043

Novidades

Boi de Mamão: Conheça a cultura catarinense

14/04/2021



O folguedo ou a brincadeira do Boi de Mamão é uma das manifestações mais significativas e importantes da cultura catarinense. Está presente nos municípios do litoral, como a península de Bombinhas, que apesar de ter diversas atrações naturais e ecológicas, também é rica em tradições culturais. 


Conheça o Boi de Mamão

Os primeiros registros da dança do Boi de Mamão datam de 1840, quando os açorianos começaram a povoar a região do Vale do Itajaí e da grande Florianópolis. A manifestação envolve música, canto e dança com o tema: “morte e ressurreição do boi”. A coreografia normalmente é feita por habitantes nativos catarinenses e praticantes da brincadeira.
Aqui em Bombinhas, essa tradição folclórica é praticada pelo Instituto Boi de Mamão, no Engenho do Sertão, uma instituição sem fins lucrativos focada em promover a cultura da nossa região.

Não sabe onde vai se hospedar na próxima temporada? Acesse o nosso blog e leia o nosso artigo completo com 5 motivos para você se hospedar aqui na Morada do Guaruçá.  
Anteriormente, o Boi de Mamão era chamado de “O Folguedo do Boi Falso” ou “Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina” e somente em meados de 1930, quase um século depois, ele recebeu o nome atual. Isso porque as crianças, na falta do crânio original, usaram um mamão para simular a cabeça do boi. 

 


Personagens da brincadeira do Boi de Mamão

A brincadeira normalmente conta com personagens já conhecidos pelos seus praticantes. Os personagens são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e diversos outros materiais. Alguns deles podem ou não estar na brincadeira, dependendo de um lugar para outro. Conheça os principais personagens da brincadeira do Boi de Mamão: 

 

- Boi de Mamão: O personagem principal que dá nome a brincadeira não pode faltar. Ele é o ator central da peça, responsável pelos trabalhos diários na movimentação do engenho e transporte.

- Cavalinho: Este personagem representa os vaqueiros laçadores que conduziam o gado nas propriedades rurais do nosso estado.

- Urubu: O urubu homenageia a própria espécie, importante na limpeza das comunidades litorâneas. São os responsáveis por se alimentar de animais que morriam. Na brincadeira, quando o personagem se aproxima do boi, significa que o perigo de morte está próximo.

- Bernúncia: É um monstro com corpo de dragão chinês e representa o medo. Na brincadeira, ela fica à procura de crianças assustadas para engoli-las com sua grande boca. 

- Cabra: Outra personagem com origem bastante curiosa é a cabra. Os profissionais toureiros utilizam a palavra cabra como gíria, para representar o boi que nega o combate. 

- Maricota: Uma mulher muita alta que rodopia e balança os braços, atingindo intencionalmente o público.


Onde ver a apresentação do Boi de Mamão em Bombinhas?

No bairro de Sertãozinho, perto do centro de Bombinhas, há um espaço muito apreciado por quem deseja conhecer a cultura da nossa península. A distância entre a Morada do Guaruçá e o bairro do Sertãozinho é de aproximadamente 6km, mais ou menos 10 minutos de carro.  

Conforme dito anteriormente, o Engenho do Sertão é um espaço exclusivo para a celebração da cultura da cidade. 

Lá, fica o Instituto Boi de Mamão. Além das apresentações do Boi de Mamão, há um museu comunitário com muito mais da cultura local.  

Ficou curioso para conhecer mais sobre a cultura catarinense? Que tal se programar para passar as suas próximas férias aqui com a gente?