Contato: (47) 3393-4043

Novidades

As trilhas de Bombinhas que você precisa conhecer

19/11/2020



Cercada por mar em quase todos os lados, Bombinhas é uma pequena península que abriga uma natureza quase intocada por toda a cidade. Entre a Mata Atlântica que cerca Bombinhas estão as diversas trilhas de Bombinhas. 

 

Aqui você encontra trilhas com lindas paisagens de tirar o fôlego de qualquer um, praias desertas, lagoas, cachoeiras e piscinas naturais. 

 

Nesse post elencamos as 06 principais trilhas de Bombinhas para você aproveitar momentos de muito lazer e aventura com sua família em Bombinhas SC. 

 

Leia também nosso post sobre: As melhores praias de Bombinhas para você visitar.

 

 

Trilha do Morro do Macaco 

 

Sendo uma das principais trilhas de Bombinhas, a trilha do Morro do Macaco é o lugar ideal para aproveitar o contato com a natureza, e por fim ter uma vista privilegiada de Bombinhas. Localizado no Parque Natural Municipal do Morro do Macaco, no bairro de Canto Grande, essa trilha é perfeita para quem pretende conhecer um local com uma vista deslumbrante. 

 

Com quase 200 metros de altura, todos os visitantes se encantam com uma visão panorâmica de toda a cidade de Bombinhas. Do topo, o mirante natural do Morro do Macaco possui uma vista única, além de ter uma visão 360º de Bombinhas.

 

Os visitantes podem avistar algumas cidades vizinhas, como Governador Celso Ramos e Tijucas e as ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Além da “cauda da baleia”, esse nome vem do formato que o bairro onde o Morro do Macaco está localizado, que de cima, lembra a cauda de uma baleia. 

 

Essa trilha possui 1600 metros somados de ida e volta, com uma dificuldade moderada, ou seja, pode ser realizada por todas as pessoas. A trilha em si pode ser feita em menos de uma hora e meia, porém, se você quiser aproveitar ao máximo cada pedacinho da paisagem para tirar algumas fotos, dedique alguns minutos a mais para esse atrativo turístico. 

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Morro do Macaco e outros pontos turísticos de Bombinhas? Leia nosso post: Principais pontos turísticos de Bombinhas

 

 

Trilha da Tainha 

 

Ainda no Parque Natural Municipal do Morro do Macaco, você encontra a trilha da Tainha. Situada na mesma entrada da Trilha do Morro do Macaco, a trilha da tainha é um antigo caminho que os nativos usavam para chegar a essa praia um pouco mais afastada das demais. 

 

Além da deslumbrante praia da Tainha localizada no final da trilha, os visitantes também podem apreciar algumas outras praias e paisagens pelo caminho, por se tratar de uma trilha que passa próxima do mar. 

 

Essa trilha possui no total de ida e volta, pouco mais de 5 km, com duração de 3 a 4 horas de caminhada. Apesar de ser uma trilha com percurso um pouco mais longo que as demais, o nível de dificuldade é considerado fácil, por não possuir nenhum tipo de obstáculo. 

 

 

Trilha da Costeira de Zimbros 

 

Localizada no canto direito da praia de Zimbros, a trilha da Costeira de Zimbros é recheada de atrações ao decorrer de todo o caminho. Para quem gosta de praias desertas e mais afastadas, visitar a trilha da Costeira de Zimbros é uma ótima opção, são 10 praias no total, sendo as 4 maiores a praia do Cardoso, praia da Lagoa, praia Triste e praia Vermelha.  

 

Se você quiser aproveitar outro atrativo natural que não seja uma praia ao decorrer das trilhas de Bombinhas, na trilha da Costeira de Zimbros é possível encontrar a cachoeira da praia Triste. Sempre com a água bem gelada e limpa, tomar um banho de cachoeira em um dia ensolarado de verão é uma ótima ideia para colocar no seu roteiro de viagem. 

 

O caminho de ida e volta possui 4,5 km de distância, e como na trilha da tainha, pode ser realizado entre 3 e 4 horas de caminhada. Nessa trilha, o nível de dificuldade pode variar entre moderado e fácil. 

 

 

Trilha do canto direito de Quatro Ilhas 

 

Essa é uma das menores trilhas de Bombinhas, mas não se deixe enganar, a trilha do canto direito de Quatro Ilhas esconde uma paisagem única da cidade. Da mesma forma como na trilha da Sepultura, em Quatro Ilhas você encontra uma trilha de acesso fácil e em formato circular.  

 

Com sua entrada no canto extremo direito da praia de Quatro Ilhas, essa trilha fica localizada na maior área de preservação desse bairro, fator que propicia um contato próximo com a mata atlântica intocada da região. A paisagem nessa trilha também não deixa a desejar, do lado esquerdo é possível ter uma vista completa da praia de Quatro Ilhas, na direita os visitantes conseguem avistar a praia de Canto Grande e a praia de Mariscal. 

 

Essa é uma das menores trilhas da cidade, com apenas 500 metros de extensão, o que leva a uma caminhada de menos de 30 minutos. Ideal para pessoas que querem um passeio rápido ou não possuem muito preparo físico. 

 

 

Trilha da Sepultura 

 

Sendo um dos principais pontos de mergulho da cidade de Bombinhas, a praia da Sepultura pode lhe oferecer muita diversão e um passeio inesquecível. Logo acima da praia é possível encontrar a entrada para a trilha da Sepultura, essa trilha possui um formato circular, que faz com que os visitantes deem a volta pela ponta da Sepultura. 

 

No caminho é possível parar para apreciar a pequena piscina natural da Sepultura, uma piscina que se formou naturalmente entre o costão e é cheia conforme as marés mais altas. Todo o percurso da trilha possui um acesso fácil, mas se sua intenção é chegar até a piscina natural, a descida é um pouco mais íngreme.  

 

Toda a trilha pode ser feita em menos de 2 horas, com um percurso de 2 km. O ideal nesse caso é separar um tempinho a mais para aproveitar as paisagens de tirar o fôlego que você irá ver ao decorrer dessa trilha, e quem sabe até parar pra tirar algumas fotos. 

 

 

 Trilha da Galheta 

 

Logo na entrada da cidade você irá ver a praia de Bombas, no canto esquerdo dessa praia você encontra a entrada para a trilha da Galheta. Ao fazer essa trilha, é possível chegar na pequena e encantadora praia da Galheta, uma prainha cercada por pedras, que dificultam o acesso pelo mar. 

 

Essa é uma das trilhas de Bombinhas com nível avançado, própria para os visitantes que não se importam de pegar um caminho mais difícil para serem recompensados no final com um pequeno pedaço do paraíso. O trajeto possui pouco mais de 2 km, e ao longo da trilha não há nenhum tipo de sinalização.  

 

Quer saber mais sobre outras atividades com contato com a natureza em Bombinhas? Leia nosso post sobre: Ecoturismo: Atividades para realizar em Bombinhas.

 

 

Ficou com vontade de conhecer essas 06 incríveis trilhas de Bombinhas? Entre em contato agora mesmo com a Morada do Guaruçá e faça sua reserva. Somos uma pousada com estrutura e atendimento totalmente pensados para tornar a Morada sua segunda casa à beira-mar. Não perca mais tempo e venha passar suas férias conosco.